Como REPROGRAMAR Sua MENTE Com Submodalidades Sensoriais
“O que é real? Como você define a realidade? Se você está falando sobre o que você pode sentir, o que você pode cheirar, o que você pode saborear e ver, então o real são simplesmente sinais elétricos interpretados pelo seu cérebro” Morpheus Todas as nossas experiências são vivenciadas através dos nossos 5 sentidos.
Visão, audição, olfato, paladar e toque Alguns estudos dizem que temos muito mais que 21 sentidos diferentes mas para você entender isso precisamos definir o que é um sentido Veja bem, sentido é tudo aquilo que é percebido pelo nosso sistema nervoso central a partir do estímulo de células específicas Essa células devem ser capazes de converter sinais químicos ou físicos em eletricidade, esse impulso elétrico percorre os neurônios e chegam até o cérebro Onde é processado e interpretado.
Então nós temos sentidos não tão falados, como a Propriocepção Este é o sentido que revela ao cérebro a posição dos membros e a localização das partes do corpoComo você sabe por exemplo onde é o seu nariz? Graças ao sentido da Propriocepção E você ainda tem vários outros sentidos que nem sabia, como por exemplo o sentido dos níveis de oxigênio Sim! Este importante sentido é essencial para a vida! Através da percepção química do sangue, as células receptoras deste sentido calculam constantemente a quantidade de oxigênio que circula pelo sangue.
Se há pouco oxigênio no sangue, a informação chega ao cérebro que dispara o comando para que a frequência respiratória aumente Por isso você não consegue ficar sem respirar de forma autônoma por muito tempo… Enfim, isso tudo é bem interessante Agora, o mais incrível é que se você pensar bem, você vai perceber que os sentidos são exatamente as portas de entrada para o cérebro É através dos sentidos que o seu cérebro processa e interpreta o mundo a sua volta Por exemplo, uma pessoa que nasceu cega não consegue ver e vai usar seus outros sentidos para interpretar o mundo.
Veja também: Como a hipnose pode ajudar a melhorar a autoestima
Claro que isso você já sabe, agora o mais interessante é que esses sentidos tem várias funções subentendidas em sua natureza Por exemplo a visão, o ato de ver … engloba profundidade, movimento, iluminação, altura, dimensão E mais, uma imagem pode ser clara ou escura, grande ou pequena, colorida ou preto e branco, 2d ou 3d, com movimento ou parada, perto ou longe, simétrico ou assimétrico Enfim, essas são algumas das submodalidades da visão Já se você for analisar as submodalidades da audição, o som pode ser alto ou baixo, grave ou agudo, harmônico ou dissonante, mono ou estéreo.
Da mesma forma o toque, ele pode ser intenso ou fraco, quente ou frio, duradouro ou rápido, extenso ou pequeno… O olfato pode ser fedido ou cheiroso e o paladar que pode ser doce ou azedo, amargo ou suave enfim acho que você já entendeu Isso é o que chamamos de submodalidades sensoriais Todas essas caracteristicas são processadas pelo nosso cérebro e a junção desses estímulos é o que faz uma experiência de vida ou mesmo uma memória ser mais intensa ou impactante do que outra A quantidade e a qualidade dos estímulos associados Se você entende isso, você tem o poder de literalmente transformar a percepção humana.
Veja bem, o que estou dizendo é que você pode reprogramar sua mente modificando suas memórias passadas, simplesmente alterando os estímulos e sentidos associados Sério! Eu não estou brincando Essa é a mesma técnica que qualquer hipnólogo usa em uma terapia para curar fobias, vou te dar um exemplo bem simples: Imagine que você morre de medo de aranha, e não consegue chegar perto de uma sem gritar e correr Isso é bem chato né, aconteceu algo em sua vida em algum momento e seu cérebro foi criando um medo irracional em cima dessa experiência que agora você não consegue mais controlar seu medo de aranha Está tudo bem, isso é normal e pode acontecer com qualquer um.
Talves você não tenha medo de aranha mas de outra coisa… enfim, vamos considerar como exemplo a aranha Então resumindo você não gosta nem de imaginar uma aranha preta, grande e peluda na sua frente Ok Vamos fazer o seguinte então, feche os olhos e imagine agora que essa aranha assustadora está ficando menor, bem pequenininha e você pintou ela de rosa, bem rosinha E agora você imagina essa aranhazinha rosa andando de patins.
Tadinha ela mal consegue ficar em pé com tantas pernas Engraçado não é mesmo? Ok Percebeu o que aconteceu? Nós mudamos a percepção que você tinha da aranha inicial, ridicularizando o medo e tornando ele algo controlável Usando apenas sua imaginação de certa forma você modificou sua percepção e isso consequentemente muda também sua reação emocional Agora, o mais incrível é que você pode usar essa habilidade tanto como ferramenta para terapia como para aumentar seu poder de comunicação.
Quanto mais estímulos sensoriais existirem em sua comunicação, quanto mais intensa, mais vívida e clara sua mensagem mais forte o impacto emocional que você vai causar com suas palavras A programação neurolinguística surgiu exatamente assim tentando entender como a mente humana processa os sentidos e como todos esses mecanismos cerebrais podem ser usados para benefício pessoal na busca pela excelência humana O fato que a ciência comprova é que a nossa memória pode ser transformada, modificada mesmo depois do evento ocorrido E agora com esse conhecimento que você aprendeu hoje sobre as submodalidades sensoriais, você tem o poder de literalmente reprogramar o seu cérebro e as suas experiências para se tornar uma pessoa melhor, mais produtiva e confiante E se livrar de crenças negativas e pensamentos limitantes.
Tudo o que você precisa é da sua imaginação, concentração e um pouco de criatividade Legal né? Enfim, esse é um assunto bem amplo e se você quiser se aprofundar ainda mais basta se inscrever ae no canal para receber novos conteúdos como esse E acesse também o site para mais informações e cursos Muito obrigado pelo seu tempo e pela sua atenção Um forte abraço e lembre-se: a realidade é apenas uma camada da percepção.